segunda-feira, 21 de março de 2011

Culpados Inocentes.

Hoje foi um dia tenso.

Meu celular toca e eu não consigo atender a tempo, fui ver quem tinha ligado..
Era a mãe da minha ex-namorada.

Surgiram milhares de pensamentos..
E fiquei entre muitos "serás". Não sabia se ligava de volta, não sabia se isso iria me fazer bem ou mal.

*pausa para um flashback*
Julguei as atitudes dela focando principalmente naqueles dias, não gostei e culpei ela pelo acontecido.
Eu estava guardando uma certa magoa com muito rancor.

Na dúvida liguei.
A voz dela não estava boa, ela não estava bem, ela queria saber como eu estava.
Quando eu escutei o tom estremecido, eu senti a dor dela. E reformulei meus pensamentos na hora. Naqueles dias, ela culpava somente a filha e não demonstrou nenhuma afeição comigo, mas não foi por não sentir nada de fato (por mim nem pela própria filha) e ela também não estava se isentando de nada.
Ela tinha  levado um choque muito grande, e saiu do ar.
Ao invés de culpa-la, falei que ela tinha que ser forte, que não era fácil, que ninguém tem noção do que passamos, mas que isso era uma coisa que a filha dela queria e como sempre foi.. ela sempre conseguiu o que queria. Então tínhamos que aceitar por mais difícil que fosse. Renascer a cada dia e ser feliz, pois ela não iria gostar de nos ver mal.

Ela comentou que achou uma carta de despedida escrita em 2007, falando que o que ela queria mesmo estar junto do pai, que ela queria evitar o sofrimento de uma mãe enterrar uma filha e evitar o sofrimentos de todos que gostavam dela.

Sempre buscamos culpados. E é sempre mais fácil culpar os outros.

E eu fiz o mesmo.
Pra mim era muito mais fácil colocar toda a culpa na mãe dela, do que admitir que minha ex-namorada tinha a maior parte da "culpa".
Mas eu liguei de volta e pedi mil desculpas por ter culpado ela pelo acontecido.
Hoje eu tive uma compreensão maior.
A questão não é buscar culpados.
Ela não teve culpa, ninguém teve culpa de fato. É claro que tiveram sim, acontecimentos e fatores que contribuíram pra que isso acontecesse, mas ninguém faz de propósito, ninguém erra com a pessoa que ama querendo magoa-la.
Quem ama sempre tenta fazer o bem, as vezes erra, mas sempre é por bem, jamais por mal.

Pra mim é muito difícil admitir que ela decidiu que melhor forma dela ficar bem era se matando
E é muito mas muito mais difícil aceitar que ela havia decidido isso a muito tempo, desde a morte do pai.

E o que ela estava fazendo era aproveitar a vida ao máximo, ser feliz ao extremo, vivendo sempre intensamente, passando dos limites, "esperando" até o dia que ela chegasse ao seu ponto final.

Ninguém tem culpa pelas coisas que fazemos, somos responsáveis pelos nossos próprios atos.
Eu demorei 22 anos pra admitir que eu era culpada pela situação que eu havia me colocado, que os meus fatores desencadeantes eram apenas fatores contribuintes e não os culpados.

Nós mesmos é quem somos os culpados inocentes.
E só nós mesmos é quem temos a força pra virar a página.
Claro que ajuda sempre é bem vinda, andar de muletas é mais fácil do que andar mancando.
E por mais difícil que seja, nós sempre vamos encontrar forças pra lutar, mesmo nas horas mais difíceis.
Um passo por vez, um dia por vez, nós vamos longe.

Um comentário:

  1. eu te acho uma pessoa muito forte venho acompanhando tudo q aconteceu e sério te admiro muito e te do toda força pra se animar pra viver pra rir e o mais importante se permitir como tu mesma falo! por enquanto nao pretendo me identificar mas espero que tu leve isso como votos sinceros de alguém q nao imagina a dor q tu sente mas de alguém q pelo menos tenta se por no lugar e bem de boa nao eh nada facil. eu pretendo vim aqi sempre e sempre te deixa algo não leva isso por um lado ruim tá? permita-se *-*

    ResponderExcluir